O PAPEL DO VETERINÁRIO NOS CUIDADOS BUCAIS
- qualityespecialida
- 8 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
O trabalho do Médico Veterinário é proporcionar o bem estar e a saúde para o seu paciente, e isto, começa pela boca. As doenças orais causam desconforto, dor durante a alimentação e reduzem a expectativa de vida, pois podem levar a doenças sistêmicas. Os problemas que podem ocorrer pela falta de cuidados com a boca de um animal de estimação vão desde a simples perda de um dente a até complicações mais sérias como uma endocardite (infecção do endocárdio).
O “tártaro” é o que nós chamamos de cálculo dentário, nada mais é do que a mineralização da placa bacteriana, o depósito de minerais (vindos da saliva) sobre a placa bacteriana fazendo com que esta fique mais dura e escurecida.

A placa bacteriana também pode ser chamada de biofilme. Este filme é composto de proteína, restos alimentares, saliva, células mortas e principalmente bactérias, que, através da fermentação, produzem substâncias que são responsáveis pelo mau cheiro.
Estudos já mostraram que as bactérias levam em torno de 24 a 48 horas para começar a prejudicar as estruturas do dente. As complicações mais comuns das doenças periodontais são: • Gengivite: inflamação da gengiva; • Retração da gengiva: deslocamento gengival com exposição da raiz do dente e consequentemente muita dor; • Fraturas: dente perde a sustentação.
O objetivo do Médico Veterinário é prevenir o aparecimento do cálculo dentário através da orientação e profilaxia, e melhorar a qualidade de vida do animal através do tratamento periodontal, que consiste na retirada do cálculo dentário, tratamento da gengivite e do osso alveolar, polimento e aplicação de flúor.


Comments